26/08/2008

Mostra canina especial


Dois dos cães que participaram na mostra canina do ano passado.

Na mostra podem participar cães de raça pura e cães sem raça definida com vacinas em dia

As inscrições para a 'Mostra Canina Funchal 500 anos' decorrem até ao próximo dia 3 de Setembro.

Aquela que deveria ser a quarta edição do evento tem este ano um cariz especial, porque se associa aos 500 anos da cidade. Por essa razão, o programa foi também melhorado e inclui uma demonstração da Brigada Cinotécnica da GNR Madeira e uma demonstração de obediência canina do "DOGGY CLUB", Centro de Treino para Cães de Pedro Araújo, campeão de Portugal na modalidade.

José Carlos Gomes, responsável pela mostra e também dirigente da Sociedade Protectora dos Animais Domésticos, não esconde que, para além do espectáculo, estas iniciativas têm como objectivo alertar a população para a necessidade de respeitarem os direitos dos animais. O cão e o gato devem ser encarados como mais um membro da família que tem de ser tido em linha de conta pelo período de 15 anos (duração média da vida de um cão). Não devem, por isso, ser abandonados à sua sorte só porque os donos vão de férias, ou por outras razões.

José Carlos Gomes diz que as gerações mais jovens são o público alvo destes alertas, pois são elas a esperança num futuro melhor, com menos abandonos e menos atropelos aos direitos dos 'amigos de quatro patas'.

Numa ilha em que o abandono continua em crescendo, José Carlos Gomes entende, no entanto, que existe uma melhoria na forma como a população olha para os animais. Os abandonos, explica, estão ainda muito relacionados com aquilo a que chama de danos colaterais do desenvolvimento e do progresso. Famílias que viviam em casas com quintal e tiveram de mudar-se para apartamentos. Com dois ou mais cães viram-se obrigados a abandoná-los. Atitudes que, contudo, devem ser evitadas.

Por isso, continua a apelar no sentido de uma maior responsabilização, que passa pelo registo dos animais, pela esterilização para evitar ninhadas indesejadas e pela colocação do microchip, que a lei agora exige. Se estes preceitos forem cumpridos, acredita que os abandonos vão cessar. As inscrições para a participação na Mostra Canina deste ano devem ser feitas atempadamente e até ao próximo dia 3 de Setembro, pelas 20 horas. As mesmas podem ser efectuadas na SPAD ou na VETFUNCHAL.

No dia 3 de Setembro, a mostra terá lugar nos jardins do Lido.São aceites todos os canídeos de Raça Pura e Sem Raça Definida (SRD) entre os 4 meses e os 10 anos de idade, desde que possuidores de vacinas em dia a serem comprovadas no acto da inscrição.Será atribuído um prémio de presença a todos os concorrentes e ainda ao melhor exemplar de cada grupo, para cães de raça pura.
Condecorados serão também os 5 melhores exemplares da Mostra, para cães de raça pura, e os 3 melhores Exemplares da Mostra para Cães Sem Raça Definida ( S.R.D. ).
Estão ainda contemplados prémios para o melhor cachorro (até aos 6 meses) e para o melhor jovem (dos 7 aos 15 meses).Serão também entregues posteriormente certificados de presença a todos os concorrentes.

As mostra tem como promotores a Câmara Municipal do Funchal e a Empresa Frente MarFunchal. Conta com o apoio do Clube Português de Canicultura, Diário de Notícias e J. Faria & Filhos, Lda. Os patrocinadores oficiais são as VESPAS e MAMEPE.



dnoticias.pt - 26/08/08

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu