19/08/2008

Mais de 2.000 animais abandonados



Do dia 1 de Agosto até às 13 horas de ontem, a SPAD já tinha recebido162 animais

Até ao princípio da tarde de ontem, a marca do total de animais abandonados em 2007 já estava quase a ser ultrapassada.

Segundo as contas feitas pela SPAD (Sociedade Protectora dos Animais Domésticos), no ano passado chegaram à instituição 2.381 cães e gatos. Entre o dia 1 de Janeiro deste ano e até às 13 horas de ontem, a SPAD já tinha recebido 2.007 animais. "E ainda nem terminámos o mês de Agosto", diz Micaela Rebelo Quintal, vice-presidente da instituição.

Segundo explicou ao DIÁRIO, neste ano o número de abandonos tem aumentado exponencialmente. E acrescenta: se em Julho de 2007 a SPAD recebeu um total de 120 animais, em Julho deste ano o número de abandonos atingiu os 335. Em Agosto do ano passado, foram 208 os cães e gatos recebidos pela SPAD. Entre o dia 1 de Agosto e as 13 horas de ontem, o número de abandonos já atingia os 162. "E hoje [ontem] à tarde já entraram mais animais", refere.

Cães, gatos, animais de raça e algumas ninhadas continuam a chegar à SPAD todos os dias. Micaela Rebelo Quintal apela para que as pessoas só tenham animais quando realmente tiverem condições para os ter. "Ter um animal não pode ser uma decisão tomada só para uma fase, um mês ou um ano", sublinha.

Além disso, a vice-presidente da SPAD apela a que os detentores de animais "sejam mais responsáveis", e exemplifica: "Não façam reprodução de forma leviana, nem deixem os animais na via pública sem acompanhamento".As pessoas que têm animais devem-se convencer que é melhor esterilizá-los, refere. "Se não têm os animais esterilizados (no caso das fêmeas) ou castrados (no caso dos machos), não devem deixá-los sair à rua sem serem acompanhados", diz a responsável.

Além de um animal sozinho na via pública ser logo considerado vadio ou errante, se não estiver esterilizado corre sempre o risco de ficar prenhe de um animal vadio ou então de emprenhar um cão ou gato errante. "Muitas das cadelas vadias que nos chegam ficam prenhes de outros cães vadios, mas também de cães com dono", sublinha. Se os detentores dos animais não tiverem possibilidades económicas para os esterilizar devem pedir ajuda ou à SPAD ou a algumas clínicas veterinárias que por vezes desenvolvem campanhas gratuitas.

A preocupação actual é de que se as pessoas continuarem a abandonar animais ao ritmo que o têm feito até à data, Micaela Rebelo Quintal não tem dúvidas de que 2008 será um ano negro. "Assim não vamos a lado nenhum", desabafa. Resta que tenham mais consciência e que tentem travar os abandonos nos meses que faltam para terminar o ano.
dnoticias.pt
Palavras para quê?!? É frustante e altamente desapontante para mim estar ciente destes números avassaladores que verão após verão tendem a se manter/crescer.
É lamentável que os madeirenses continuem a fazer más opções quando acolhem temporariamente um animal, muitas vezes em prol das crianças que teimam naquele momento em tê-los.
Depois crescem e subitamente tornam-se desinteressantes....ou querem ir de viagem e não têm onde e com quem deixá-lo. Por puro comodismo, insiste-se em deixá-los á porta de alguém...quando não são em plenas vias rápidas á mercê da sorte (ou da falta dela)
Madeirenses: EVOLUAM!!! Dêem valor á vida de um animal pois podem estar certos que ninguem mais vos será tão fiéis como eles!!!!

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu