02/07/2008

Cartas do Leitor - Que besta anda a matar os animais?

O reverso da medalha do comentário que teçi ainda á pouco, relativamente á bondade de algumas pessoas para com os animais...Enfim..profundamente lamentável!

Ema de Freitas
Que besta anda a matar os animais?
Data: 02-07-2008


"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." Arthur Schopenhauer.

'Moro no Bom Sucesso e perto da rampa dos salesianos, numa casa, que está há algum tempo desabitada encontram-se diversos gatos abandonados. Estes animais são alimentados por mim, um rapaz e uma senhora que não sei quem são. Vejo-os alimentarem estes animais deixados à sua triste sorte. Digo "triste" porque por incrível que pareça até para ser animal é preciso ter sorte. Lá em casa somos sócios da SPAD e ajudamos sempre que podemos. Não posso recolher nenhum destes animais porque tenho, neste momento, cinco gatos que adoro profundamente! Tinha seis mas a mãe dos meus gatos foi atropelada no dia dos meus anos e morreu! No passado sábado, à noite, fui com a minha mãe levar "lixo" ao ecoponto. Ali pertinho estavam dois gatinhos bebés e um gato adulto que fazem parte daquela "comunidade". Quando dei por mim, junto aos meus pés, estava um dos gatinhos que pensei que estaria com fome, qual não é o meu espanto quando o animal se começa a contorcer violentamente e a sangrar pela boca e em segundos morreu, sem que nós pudéssemos fazer rigorosamente nada! Peguei nele, embrulhei-o em jornais e coloquei-o no caixote do lixo.

Na passada terça-feira por volta das 21 horas regressava a casa do trabalho e ao passar junto do dito ecoponto reparei que estava um gato deitado no caminho. Parei o carro mais à frente e voltei para trás, pois não queria acreditar no que estava a ver. Mais um gato que aparecia morto. A considerar a rigidez do seu corpo a gata já estaria morta há algumas horas. Entretanto aproximavam-se duas senhoras que ao me verem ajoelhada junto ao animal disseram "0 gato está morto! E está outra ali que já cheira mal".

A Estrada Visconde Cacongo (onde eu moro) tem vindo de alguns anos a esta parte a tornar-se uma espécie de promenade, pois logo pela tarde diversas pessoas começam a andar de um lado para o outro, recomendação médica talvez! Face a este facto pergunto-me como é possível que ninguém tenha visto a gata morta no caminho? Bem sei que ela era tricolor (bastante escurinha)!!! Talvez seja necessário amar e respeitar os animais para os levantar do chão... Talvez se tratar com respeito os animais desse saúde...

Resumindo e concluindo embrulhei a gata em jornais, que tirei do eco ponto, e ainda tive que pedir para alguém abrir a tampa do caixote do lixo, porque as pessoas estavam espantadas, apenas a olhar para mim! Infelizmente continuamos a ser muito poucos, aqueles que amam e respeitam os animais, e que quando os vêem mortos procuram dar-lhes a dignidade de tratamento que não tiveram em vida! Tenho estas duas imagens no meu pensamento: o gatinho a morrer aos meus pés e a mãe morta! Para a(s) besta(s) que matam os animais, há um ditado popular que diz o seguinte: "Cá se fazem, cá se pagam!".

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu