09/01/2009

A montanha pariu um rato

Comissão voltou atrás na posição em relação aos wrc e kit car 2000: não pontuam
Data: 09-01-2009
Vai tudo ficar na mesma! A Comissão de Trabalho do Campeonato da Madeira Coral de Ralis, composta por pilotos, ex-pilotos e dirigentes, muito prometeu, reuniu-se diversas vezes, mas nada (ou quase nada) trouxe de novo para o campeonato de 2009.

Afinal, as viaturas WRC e Kit-Car 2000 só vão pontuar para a Taça da Madeira, uma novel competição que marca o novo ano, mas que afasta desde logo possíveis interessados em adquirir este tipo de viaturas, casos de Vítor Sá e Filipe Freitas que andavam a ponderar essa possibilidade e que, inclusive, já estavam em negociações.

A Federação de Portugal de Automobilismo e Karting (FPAK) continua a adiar a apresentação do regulamento para o campeonato regional - já divulgou praticamente tudo em matéria regulamentar para 2009 mas a Madeira ficou para trás - mas a Comissão de Trabalho antecipou-se numa decisão, com votação contrária à presença de WRC e Kit Car 2000.

Aquando da apresentação da proposta à FPAK, no passado mês de Novembro, Comissão de Trabalho do Campeonato da Madeira Coral de Ralis avançou com esta possibilidade, contudo na tarde de quarta-feira, em reunião 'quente', decidiu que as viaturas WRC e Kit-Car 2000 não deveriam pontuar para o campeonato absoluto.Sendo assim, volta tudo ao mesmo, isto é, só as viaturas S2000 entram nas contas para o título regional.

Conforme foi realçado no início desta reportagem muito prometeu a Comissão de Trabalho do Campeonato da Madeira Coral de Ralis. Havia vontade em mudar, sobretudo reduzir custos, mas o certo é que pouco ou nada adiantou o conjunto de nove pessoas formadas por João Magalhães, Luís Madruga, João Pupo Correia, Daniel Figueiroa, Américo Campos, José Canha, Pedro Araújo, Pedro Calado e Mário Oliveira.

Aliás, estes membros da Comissão, que davam sinal de profunda união no arranque dos trabalhos, parecem cada vez mais afastados nos pontos de ideias essenciais, até naqueles que avançaram para a FPAK, sendo exemplo disso o facto de a votação para as viaturas WRC e Kit-Car 2000 pontuarem ou não para o campeonato ter resultado num renhido e dividido 5-4... a favor do não.

O 'volte-face' é no mínimo questionável, porque era deixada à FPAK a decisão final.


Algumas ideias para vencerem


Ideias não faltam, vontade também não, mas há quem entenda que esta Comissão não vai conseguir de nada novo. "A montanha pariu um rato e isto vai ficar tudo na mesma", disse ao DIÁRIO fonte ligada ao processo.

A Comissão de Trabalho ainda não 'desmoronou' e continua a mostrar para a opinião pública união, embora - sabe o DIÁRIO - a divergência de opiniões é gigantesca.

Ainda assim, há alguns pontos em que (a maioria) estão de acordo e que pretendem ver implementados em 2009, mormente a introdução de mais uma prova no Campeonato - Rali de São Vicente. O Regional passaria a nove provas, mas apenas contavam as sete melhores pontuações.

O aumento de provas não garante, no entanto, redução de custos.

Entre outras propostas, há outra que levanta grande celeuma e que se prende com a utilização de gasolina normal, que muitos não querem aceitar, casos dos pilotos que possuem viaturas de Produção, mormente Mitsubishi Lancer.

Refira-se também que a Comissão entende que a Taça da Madeira de Ralis, novidade para este ano de 2009 será benéfica para os ralis regionais, embora não deixe de ser um campeonato secundário que poucos pretendem apostar.

O novo sistema de pontuação, ridículo e confuso para muitos, é também aposta forte.

Entende a Comissão que para dar a competitividade aos carros menos potentes é fundamental passar a a premiar os vencedores das especiais de classificação de todos os ralis, atribuindo-lhes uma classificação no final de cada rali.

No fim do campeonato seriam somados todos os pontos que um piloto obtivesse em cada PEC, não pela classificação geral, mas sim pela classificação nas classes e isto significa que um Yaris poderá ser vencedor e não necessariamente um S2000.

A ideia é tida como absurda, porque o que importa é o vencedor no final de cada prova e não o vencedor de cada especial de classificação. Para já, esta e qualquer outra decisão aguarda pela aprovação da FPAK, que tarda em anunciar o regulamento de provas para a nova época do Campeonato da Madeira Coral de Ralis. Está apenas regulamentado o campeonato Júnior e o Troféu Rafael Costa.

E as propostas foram apresentadas por paulo Fontes a 24 de Novembro.


Dois S2000 presentes


O Campeonato da Madeira Coral de Ralis vai contar com dois Pegeuot 207 S2000, o do actual campeão regional, Alexandre Camacho, apoiado pela Peugeot Portugal, e (novidade) aquele que será tripulado por Miguel Nunes, preparado pela Peugeot de Espanha.

Vítor Calado, até então co-piloto de Alexandre Jesus, é o novo navegador de Miguel Nunes.

Curioso o facto do irmão gémeo, Pedro Calado, ser co-piloto de Alexandre Camacho.

Como os dois serão navegadores de dois Peugeot 207 S2000 a luta entre irmãos deverá ser intensa em 2009. Filipe Freitas ainda não definiu o futuro.

Estava indeciso entre o Porsche 997 GT3 e um WRC, mas como estes só vão pontuar para a Taça da Madeira everá optar por outra viatura. João Silva vai competir em 2009 num Renault Clio R3, passando a três estas viaturas no campeonato: José Carlos Magalhães e Alexandre Jesus vão continuar com este tipo de viaturas.

Vítor Sá deverá voltar à competição com um S2000.


dnoticias.pt

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