09/01/2009

Dirofilariose Você não vê, mas é fatal!

Começem o ano da melhor forma: Tratando de quem tanto gosta de nós :)

A dirofilariose canina, também conhecida como lombriga do coração é uma doença causada pela Dirofilaria immitis.
Esta doença é transmitida através da picada de mosquitos infectados com as larvas de dirofilária. Após a picada, os mosquitos transmitem os vermes que vão amadurecer até atingirem a sua forma adulta no coração e artéria pulmonar do seu cão.
Estes parasitas podem crescer até 30 cm de tamanho, podendo conduzir à morte do animal.
Isto acontece porque estes vermes fazem uma obstrução à passagem do sangue no coração e na artéria pulmonar, sobrecarregando e enfraquecendo o coração.
O RISCO é CONSTANTE, já que no no Arquipélago da Madeira existe um número muito grande de mosquitos infectados pelas larvas.Infelizmente, na maioria das vezes, é muito difícil perceber os sinais de infecção e só sedescobre a doença quando é tarde de mais.
A dirofilariose é uma zoonose, ou seja, é uma doença que pode afectar tanto os animais como as pessoas. Contudo, o modo como se manisfesta é diferente - nas pessoas provoca infiltrações nodulares em órgãos vitais (como o fígado e os pulmões).
É sem dúvida uma situação em que se aplica o velho provérbio "mais vale prevenir queremediar..."A PREVENÇÃO é simples e muito eficaz - poderá ser tão simples como a administração de 1 comprimido todos os meses.Antes de iniciar a prevenção, e se o animal tiver mais de 6 meses, deve fazer o RASTREIO, que é feito no consultório em 10 minutos, com uma gota de sangue.
O rastreio pode ser feito SEMPRE!Para fazê-lo, basta dirigir-se ao Consultório.
Não necessita esperar sequer por consulta, já que basta retirar uma gota de sangue - na recepção diga apenas que vem para RASTREIO e PREVENÇÃO de DIROFILARIOSE.

Informação gentilmente concedida pelo "Consultório Dos Animais" http://members.netmadeira.com/celestebento/

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu