05/11/2008

Como prevenir...

Como prevenir o aparecimento de pedras no tracto urinário do seu gato?

O que fazer para evitar a formação de cálculos na bexiga do meu gato?

Para além das mudanças na dieta e a medicação recomendada pelo seu médico veterinário, aquilo que pode fazer para o ajudar consiste basicamente em aumentar a ingestão diária de água do seu gato, o que o irá obrigar a produzir uma urina mais diluída, reduzindo assim a concentração de minerais responsáveis pela formação de cristais (pedras) na urina.

Por outro lado ao ingerir mais água, o seu gato irá urinar com maior frequência, diminuindo o tempo necessário à formação das pedras.

E como é que posso aumentar a quantidade de água ingerida pelo meu gato?

Vamos conceder-lhe umas dicas para atingir esse objectivo. Estas indicações podem ser usadas por si só ou associadas. Sinta-se à vontade para utilizar as que lhe pareçam mais eficazes.

- Adicione água ao alimento, quer seja seco ou enlatado. De início adicione pouca quantidade e vá aumentando gradualmente à medida que o apetite do seu gato o permita.
- Se o seu gato começar a ignorar o recipiente da água em detrimento do prato de ração, experimente diferentes formas do recipiente da água. Alguns felinos preferem um prato raso cheio, outros preferem beber do fundo de um recipiente alto.
- Dê água destilada ou água mineral em vez de água da torneira.
- Ensaie uma "fonte" de água para animais de companhia que pode ser adquirida nas lojas de animais ou nos armazenistas.
- Deixe água no fundo do bidé ou no chuveiro. Se colocar um recipiente raso sob uma fonte de água a pingar assegura o fornecimento contínuo de água fresca para o seu gato.
- Torne a água mais apetecível adicionando cubos de gelo feitos de caldo de peixe ou carne. Coe o caldo depois de feito para o interior de couvettes de gelo.

Como saber se o meu gato está a ingerir água em quantidade suficiente?

Uma maneira de saber se o seu gato está a ingerir uma quantidade suficiente de água é medir a concentração da urina.
Nós podemos ensinar-lhe como colher uma amostra de urina e trazê-la para determinar a densidade e assim verificar que estamos a atingir o objectivo desejado.


Um conselho do:

Consultório dos animais
Rua da Vargem, n.º 9,
9000-705 Funchal
Telefone/Fax: 291 775 000
E-mail:
consultoriodosanimais@netmadeira.com
Horário- Dias úteis das 17h30m às 20h30m
Sábados das 9h00m às 13h00m e das 15h00m às 19h00m

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu