11/11/2008

Aedes aegipty - A praga do ano!

Já dizia a música dos GNR que a "culpa é do mosquito"...

Esta tem sido a praga do ano e claro que a minha pele nórdica não lhes foi indiferente, por isso resolvi abordar esta temática e quiçá ajudar alguém que tenha também sido vítima destas dolorosas e inestéticas picadas.

O director-geral da Saúde, explicou que "o aquecimento global é um fenómeno que pode alterar a multiplicação de mosquitos" adiantando que esse facto pode "favorecer o aparecimento ou o reaparecimento de mosquitos que entretanto desapareceram".

O mosquito responsável pela transmissão de doenças como o dengue e a febre-amarela vive e reproduz-se em ambientes com água, sendo que só as fêmeas transmitem a doença, porque só elas se alimentam de sangue humano para amadurecer os ovos.

Conforme salienta a estação de televisão SIC, é imperativo destruir ovos, larvas e exterminar os mosquitos adultos, para que o resto do país não seja afectado.

Nesse sentido e desde o passado dia 1 de Novembro, todos os aviões e barcos que viajem do arquipélago da Madeira para os Açores ou para o Continente, vão passar a utilizar insecticidas de forma criteriosa. A SIC recorda também que são diagnosticados 15 casos de dengue por ano em Portugal, todos contraídos em países tropicais.

De forma a prevenir a existência destes irritantes e perigosos insectos no interior das instalações, recomendo um dos seguintes produtos:
  • Patriot Aerossol refª 07.INS.00P - Insecticida em aerossol para aplicações nas redes das janelas

  • Prevent refª 07.INS - Protector e repelente contra mosquitos

  • Vectobac refª 07.VECTOBACrtu - Inibidor de larvas para aplicação nas plantas

O insecticida Patriot poderão encontrar no Hiper Sá e efectivamente afugenta-os. O spray repelente poderá ser disparado nas zonas críticas e/ou directamente na pele pois protege-a por 24hrs podendo ser adquirindo na Farmácia Portuguesa. O inibidor poderá certamente ser encontrado em lojas da especialidade.

Há que tentar exterminá-los de toda a forma e maneira na tentativa de evitar a propagação deles. Sigam as dicas e façam o que tiver o vosso alcance a ver se os irradicamos definitivamente.


Aqui fica um lamiré muito acessível sobre os mesmos:


O mosquito é preto com riscas e manchas brancas sendo mais escuro que o mosquito comum.

Comportamento e hábitos do insecto:

A fêmea pica preferencialmente durante o dia. Quando prematuro, desenvolve-se em água relativamente limpa e parada.
As fêmeas põem seus ovos preferencialmente em recipientes artificiais como plantas em água, pratos de vasos, latas, garrafas, pneus e outros reservatórios de água. Os seus criadouros naturais são bromélias ornamentais, água acumulada em folhas secas caídas no chão, nas calhas e outros.

O tempo de evolução do Aedes aegypti, de ovo até mosquito adulto, varia com a temperatura e a disponibilidade de alimento. Em condições ideais (temperatura elevada e alimentação adequada), esse período completa-se em 9 a 13 dias.

O adulto vive aproximadamente 20 dias, mas, em boas condições ambientais pode chegar a 35 dias.

Obs: Os ovos são bastante resistentes a períodos de seca e baixas temperaturas, podendo permanecer viáveis à reprodução nestas condições mais do que um ano.

Medidas preventivas:

Recomenda-se a colocação de redes nas janelas (onde possível).
Remover, evitar vasos, jarras e outros recipientes com água estagnada, colocar areia ou gravilha nas jarras ou pratos dos vasos.
Evitar as condições de reprodução de mosquitos e a proliferação de plantas que retêm água como por exemplo as bromélias.

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu