30/09/2011

Louie e Frank, um Gato Especial

Louie e Frank, dois nomes, duas faces, apenas um gato. Mas um gato muito especial, que acaba de celebrar o seu 12º aniversário. O felino tem uma deformação genética que, geralmente, não deixa os animais viverem mais do que alguns dias, sendo este menino um caso de extraordinário sucesso, sobrevivência e sobretudo, qualidade de vida, mesmo na sua condição particular.
Louie e Frank, um gato que nasceu com uma anomalia genética
A história especial deste felino começa ainda dentro da barriga da mãe, quando uma desordem genética chamada diprosopia se começou a manifestar, levando à duplicação da face na sua cabeça. Esta condição faz com que os animais afetados não sobrevivam, normalmente, mais do que alguns dias, e o bebé recém-nascido foi entregue numa clinica veterinária para ser eutanasiado.
No entanto, uma enfermeira veterinária chamada Marty, que trabalhava nessa clínica, adotou o pequeno, contando no entanto que mais cedo ou mais tarde o gatinho podería ceder à doença. Assim não aconteceu.
Com apenas um dia de idade, Marty transportou sempre o pequeno felino junto a si para todo o lado, alimentando-o de duas em duas horas e vigiando-o permanentemente até se tornar mais independente, por volta dos três meses. Ontem, Louie e Frank completou 12 anos de idade e teve entrada direta no livro do Guinness, por ser o gato com esta deformação que mais tempo viveu até ao momento.
Louie e Frank é um gato que leva uma vida praticamente normal junto com a sua dona Marty (cujo apelido prefere manter anónimo). Tal como se pode ver na imagem, o felino tem dois rostos, com dois narizes e duas bocas, bem como um terceiro olho. A cabeça, contudo, tem apenas um cérebro, pelo que ambos os rostos reagem de forma coordenada. O gato come apenas com a boca do seu lado direito, que é a que está ligada ao sistema digestivo. O olho do meio é cego e é também incapaz de piscar. Os donos batizaram a face do lado direito, a que se alimenta, com o nome de Frank e a do lado esquerdo, com o nome de Louie.
Visto de perfil o gatinho tem uma aparência praticamente normal, sendo que a sua deformação genética é evidente quando visto de frente, algo que causa alguma repulsa inicial nas pessoas que o conhecem. Contudo e segundo os seus donos, Louie e Frank é um gato extremamente sociável, com um comportamento parecido até com o dos cães. Muito meigo, cativa as pessoas e adora uma boa dose de festinhas, mesmo que sejam por parte de desconhecidos.
Louie e Frank também tem uma relação muito positiva com outros animais. Passeado todos os dias num parque junto à sua residência, tem feito vários amigos felinos e caninos e é, em suma, um animal que vive bem e feliz.

Vídeo: www.youtube.com/watch?v=dOivbSTpzXs

Fonte: Reuters

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu