25/02/2010

Cães entregues na SPAD



Muitos cães têm sido recolhidos e agora esperam que os donos os recuperem na SPAD
Data: 25-02-2010 

A Sociedade Protectora dos Animais lançou ontem um apelo no sentido de alertar os donos de possíveis cães desaparecidos na enxurrada de sábado passado para o facto de muitos deles estarem a ser entregues naquela instituição.

Num contacto mantido com o DIÁRIO, a SPAD diz que têm sido muitas as pessoas que recolhem cães do meio da lama e dos destroços. Alguns deles chegam assustados e feridos, mas a maioria está bem e apenas aguarda que os donos os vão buscar.

Deste modo, a Sociedade Protectora alerta a todas as pessoas que perderam animais durante as enxurradas para contactarem os seus serviços. Devem fazê-lo primeiro por telefone antes de se dirigirem às instalações daquela associação, uma vez que os acessos ainda estão condicionados.

A SPAD apela ainda a quem queira contribuir com casotas de plásticos que o faça, para que assim possam ser recolhidos mais cães, numa altura em que os animais sofreram o mesmo destino de muitos humanos, e também se encontram sem casa.

Refira-se que, mesmo no epicentro da tragédia que se abateu na Madeira, muitas foram as imagens de pessoas que no meio da fúria das águas não largaram os seus animais de estimação.

Vimos, na fotos e imagens que foram sendo difundidas, homens a salvar cães do meio da fúria das águas. Os bombeiros também nos contaram o caso de um idosa que, apesar de quase submersa pelas águas, não largou os seus dois cães. Para ser salva, deixou que o bombeiro os levasse para um lugar seguro, mas com a garantia de que depois voltaria para recolher os seus animais de estimação.

Fica mais uma vez provado que, por vezes, o Homem também é o melhor amigo do cão.

'Menina' sobreviveu

É um dos cães mais conhecidos da cidade do Funchal. Tratada por uns como 'Menina' e, por outros, como Eva, costuma servir de guia aos carros que transportam bebés. Normalmente vai à frente ou atrás, a ladrar, e a abrir caminho numa atitude protectora.

Nos primeiros dias depois do temporal ninguém a viu, e alguns dos amigos que a conhecem temeram o pior. No entanto, um leitor enviou-nos a foto da 'Menina', que parece ter voltado à sua rotina normal. Foi com alegria que nos relataram que, no primeiro dia de sol, lá apareceu, meio molhada, é verdade, mas a seguir um carrinho de bebé que circulava pelas primeiras ruas já limpas da capital madeirense.

De salientar que a SPAD não tem informação de quantos cães abandonados desapareceram nestes dias.
Dnoticias.pt



Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu