30/09/2008

Tigre - Uma beleza em vias de extinção

Sem sombra de dúvida, o meu animal selvagem de eleição.
O tigre é um dos mais belos mamíferos do planeta, mede cerca de 2,8 metros (sem contar com a cauda) e pesa até 250 kg. A sua expectativa de vida é de 17 anos.


O Tigre siberiano (Panthera tigris altaica) é o maior deles, podendo pesar até 306 kg para machos e 167 kg para fêmeas e a medir de cabeça e corpo até 2,80 mm e de cauda até 1,100 mm.

As riscas alaranjadas e negras da pele do tigre são muito vistosas no Jardim Zoológico, mas são uma camuflagem perfeita na selva asiática. Alí, bem ao sol, o tigre confunde-se tão facilmente com a paisagem que pode atacar as suas presas sem ser visto por elas senão quando já é tarde para fugirem.
Sendo um dos mais eficientes e bem sucedidos predadores de todos os tempos, são animais carnívoros, ictiófagos (comem peixe), frugívoros (comem frutos) e ofiófagos (comem serpentes).
São encontrados em florestas tropicais, savanas e áreas rochosas, normalmente não escalam árvores mas podem fazê-lo.
São grandes nadadores e podem cruzar rios de 6 a 8 km. São principalmente nocturnos mas podem ter actividades durante o dia, especialmente no inverno. Para caçar o tigre depende mais da audição do que o olfacto, normalmente aproximando-se da presa em silêncio, então salta agarrando-a pela parte posterior e matando-a por estrangulamento, com uma mordida no pescoço ou garganta.

Estes felinos encontram-se espalhados por toda a Ásia, das neves da Sibéria às quentes selvas da Índia. O tigre foi sempre perseguido pelo homem, já que devora animais domésticos e, por vezes, mesmo pessoas. Mas a maior ameaça para os tigres não parte dos caçadores mas sim dos agricultores, já que cada vez se debastam maiores áreas de selva para as converter em terras de cultivo, o que deixa os tigres sem um lugar para viver.
A destruição contínua do seu habitat e o comércio ilegal dos seus órgãos são factores que levarão rapidamente à extinção dos tigres. Estes são utilizados para tratamentos médicos tradicionais chineses. O osso do tigre, que se acredita ter qualidades para aliviar as dores, é uma das partes mais bem pagas no mercado, além da sua pele. Os curandeiros chineses acreditam que o pó de seus ossos cura reumatismo e garante longevidade, pilulas feitas dos olhos acabam com as convulsões, o pênis traz virilidade (um prato de sopa desta parte do corpo do tigre pode custar $320 US na Tailândia)
No séc. XX extinguiram-se 3 das subespécies de tigres e a população total de tigres diminuiu de 100 000 para 5 000.
Infelizmente, muitas pessoas deconhecem a situação destes magníficos animais, ajudando, por vezes, á sua extinção. Se medidas não forem tomadas, em breve estes soberbos animais não serão senão uma memória do que foi outrora, o mais belo felino que existiu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não se percebe nada do que escreveste tens de por a letra maior.Não penses que é por mal mas é verdade não da mesmo para ver. Faz la esse favor para poderes teres mais pessoas a consultar o teu blog.

Unknown disse...

Bom dia e obrigada pelo comentário. Como isto já data de 2008 já não fazia ideia que realmente a letra estivesse tão pequena.
Obrigada uma vez mais!!

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu