26/06/2011

A Pérola precisa de dono! Divulgue por favor!




 
Hoje, ligaram para nós a pedir ajuda, pois tinham um cão, muito agressivo, dentro de um prédio de um apartamento.
Parece que tinha entrado para lá e estava a assustar toda a gente com os seus dentes e ladros.
Sabendo o que poderia acontecer perante esta situação (Bombeiros...Spad...), dirigimo-nos para lá.
Quando lá chegamos, estava toda a gente muito preocupada pois o cão não se deixava apanhar de forma nenhuma e rosnava. Até segundo consta, tinha tentado atacar uma vizinha.
Percebi logo o que se estava a passar. O animal estava super assustado com o barulho, com a vassoura, com o ambiente fechado.
Pedi silêncio e comecei a tentar conquistá-lo. Levei uns minutos até que ela se rendeu. Mostrou-me os dentes pensando que eu estaria a tentar fazer-lhe mal, mas isso não me comoveu.
Rendeu-se simplesmente quando lhe toquei na orelha. Estava assustada e carente de carinho e atenção.
É uma menina que não tem mais de dois anos. É de raça pequena e bem pode estar num apartamento. É um doce de cão!
Quando vinha no carro, já brincava e lambia as minhas mãos como se me conhecesse deste sempre.
É importante que as pessoas se apercebam de uma coisa muito importante. Os cães mordem quando se sentem ameaçados e isso, é muito, mas muito raramente. Será que nós Humanos não mordemos também nestas circunstâncias?! Eu até acho que nós mordemos até mesmo sem estarmos a nos sentir ameaçados. Mordemos por interesse, mordemos simplesmente por prazer...
Olhem para os animais abandonados com outros olhos por favor... A cada esquina está um carente de atenção... à sua espera... a espera de um carinho e de comida.
O que faria você se não tivesse comida, um lugar quente para dormir, se estivesse o corpo inundado de carraças e pulgas?!
Esta nossa amiga, a quem dei o nome adoptivo de Pérola, está na Vetmedis à espera de um dono. Está muito suja, cheia de caraças, magra, assustada, mas já está a receber ajuda da Vetmedis e irá ficar uma princesa.
A partir de segunda feira, podem ir lá visitá-la se estiverem interessados em dar um lar a esta menina.
Dei-lhe o nome de Pérola mesmo para simbolizar todos os cães que vagueiam neste estado ou em estado pior pela Ilha que se diz ser a Pérola do Atlântico.
Está na hora de começarmos a ter vergonha na cara.


Partilhem por favor... preciso urgentemente de um dono para ela... a clínica não pode ficar eternamente com ela. Tratamos da esterlilização.
Contacto:
Natália Vieira
natalia@sapo.pt
918275288
 
PS: As fotos foram tiradas com ela cheia de carraças, suja mas mesmo assim a nossa amiga ficou bem bonita. De certeza que ficará mais bonita quando tomar um belo banho.


Texto extraído de Amigos dos Animais

16/06/2011

Cumprimentar cães na rua

Muito útil, recomendo vivamente a leitura a todos aqueles que como eu, mal vêm um cão vão logo fazer uma festinha :)


Para quem gosta de animais, muitas vezes é irresistível dar uma festa ao cão que passa na rua, mas uma abordagem incorrecta pode resultar num mau encontro.

Os cães são animais irracionais e reagem instintivamente. Morder é algo natural para eles quando se sentem ameaçados. Antes de abordar um cão na rua deve certificar-se junto do dono de que  pode fazer-lhe festas e de que o cão está receptivo às mesmas.

Não confiar na raça


Muitas pessoas aproximam-se de cães de determinadas raças e fogem de outras por causa da fama que essas raças caninas têm. Geralmente os Retrievers, como o Labrador, são tidos como animais mansos, enquanto que os cães de guarda, como o Rottweiller, são tidos como instáveis.

Contudo, sem conhecer a história do cão, nada é certo. Pode estar a aproximar-se de um Labrador pouco sociabilizado que não gosta de estranhos e a afastar-se de um Rottweiler que adora festas.

Cuidado extra com crianças


As crianças são enérgicas e muitas vezes fazem gestos que o cão pode entender como uma ameaça, tais como abanar os braços, ir com a mão fazer uma festa e depois recuar, entre outros. Caso uma criança queira dar uma festa a um cão, os pais devem verificar primeiro por eles próprios se o animal aceita festas e depois mostrar a criança como pode também cumprimentar o cão.

Pedir permissão


Antes de abordar o cão deve pedir permissão ao dono. Pergunte ao dono se é seguro aproximar-se e se pode dar uma festa.

Não se trata apenas da sua segurança, mas também de respeitar o espaço pessoal do cão e do dono.

Caso o dono anuir, convém ter na mesma algum cuidado, pois muitas vezes os animais podem reagir de forma imprevisível para os donos.

Ler a linguagem corporal


A forma mais segura de se certificar que um cão está receptivo a festas é lendo a linguagem corporal do animal. Os cães comunicam através de gestos e da posição do corpo. Um cão com a cauda a abanar amplamente está contente e receptivo. Mas se a cauda estiver erecta e fixa ou a abanar levemente, deve ter cuidado e não se aproximar. Cães com a boca aberta e a língua para fora são cães que se encontram num bom estado de espírito para serem saudados, mas se tiverem os lábios tensos ou expuserem os dentes é recomendável não abordar o cão.

Escolha a situação correcta


Não aborde um cão que está a brincar com o dono e com um brinquedo. O cão pode pensar que lhe irá retirar o brinquedo. Não aborde o cão quando este está a fazer necessidades ou quando apanhou qualquer coisa com a boca. Não deixe uma criança aproximar-se de um cão demasiadamente excitado, pois as reacções do cão são menos previsíveis.
Não aborde um cão num veterinário, geralmente os animais sentem-se mais ansiosos e alguns em stress e podem reagir agressivamente, muitas vezes para surpresa do dono.

Em resumo, aborde cães quando estes estão com o dono, à trela e relaxados.

Como abordar


Os cães devem ser abordados pelo lado e não de frente. Não deve olhar fixamente um cão nos olhos e deve passar essa recomendação às crianças, já que, por instinto, os humanos tendem a olhar nos olhos as pessoas e animais com quem estão a interagir. Para os cães, olhar nos olhos é estar a desafiá-lo.

Não encoste a mão junto do focinho do cão. Estes animais têm um olfacto muito apurado e já cheiraram tudo sobre si mesmo antes de se aproximar. Se o cão quiser saber mais, ele próprio toma a iniciativa de o cheirar. Assim, evite de todo abordar o cão pela frente, seja dando a mão a cheirar ou elevando a mão para fazer festas na cabeça.

As festas devem-se concentrar no dorso, não suba à cabeça, nem desça à cauda, pois faz com o que o cão se sinta desconfortável.

Todas estas recomendações podem parecer demasiado restritas para quem costuma abordar sem qualquer uma destas preocupações cães na rua. Mas nem todos os cães estão bem socializados ou gostam de estranhos.
 

Cadela esterilizada procura novo lar



A Noz Moscada precisa urgentemente de uma família! 
Encontra-se na Vetmédis Veterinária onde foi esterilizada e não pode voltar para a rua! 
Ajudem por favor a encontrar uma família para ela!!!

10/06/2011

Ofélia para adopção na Vetmedis‏


Esta amiga, a qual dei o nome de Ofélia, estava ontem, na Bomba de Gasolina do Caniço. Tinha sido abandonada por lá, de certeza, pois andava atrás de todos os carros em busca de algo.
Cheirava tentando encontrar o possível dono que o tinha abandonado lá.

É muito novinha, muito mas muito dócil! Um amor de cadelinha.

Levei-a para a Vetmedis nas Madalenas e vai ser esterilizada ao abrigo da Campanha Amigos por uma Causa.

Agora...precisamos da vossa ajuda!

Precisamos de alguém que queira lhe oferecer um lar e carinho.

Por favor, partilhem a mensagem a ver se conseguimos um dono urgente para esta menina.

Temos tantos animais a precisar de ajuda! Sós, nada conseguimos fazer!

Precisamos de quem os abrigue...precisamos muito da vossa ajuda.

Por favor...partilhe...ajude você mesmo...

FAÇA E SEJA PARTE DA DIFERENÇA!

Obrigada!

 
Contactos:
Natália Vieira: 918275288
Vetmedis: 291744552 

In http://amigosdosanimaisnv.blogspot.com/2011/06/ofelia-para-adopcao-na-vetmedis.html

04/06/2011

B'xanu & Cia - Serviços para animais de estimação

Depois de muito calor e algum pêlo espalhado pela casa, a Lancy foi hoje a uma nova "Pet Grooming"
Estava reticente pois era a primeira vez na "B'xanu & Cia" e não sabia até que ponto a rebeldia dela não viria ao de cima mas....a Xanda foi uma querida e recebeu-a de braços abertos!
Cerca de duas horas depois, este era o resultado final:








Contente por me rever e bem mais leve, a Lancy estava toda cheirosa, com brilhantes e 2 borboletas todas janotas, que depois passou a tarde a tentar tirar :)
Obrigada Xanda pelo excelente trabalho pois ganhaste duas novas clientes. Recomendo-te vivamente :)
Beijinhos grandes!

01/06/2011

Atropelamento propositado de cão

Claramente há algumas "pessoas" que deveriam se tratar, procurar ajuda profissional; terapia ou simplesmente na falta do fazer contar a relva ou as pedras da calçada. 
Esta é uma das muitas notícias que francamente me deixam frustrada e impotente, pelo que o melhor que posso fazer é mesmo passar a palavra!




As circunstâncias em que ocorreu o atropelamento de um cão, ontem de manhã, no Bairro da Nogueira, na Camacha, estão a ser investigadas pela Polícia de Segurança Pública.
O atropelamento do animal aconteceu por volta das 11h50, sendo que esta situação causou a revolta dos moradores daquela zona, segundo alguns dos quais esta terá sido, alegadamente, uma acção propositada.
Segundo o JM apurou, a pessoa em questão já teria, inclusivamente, feito ameaças neste sentido. O(s) embate(s) foi (foram) de enorme violência, sendo que o animal ficou em muito mau estado. O mesmo foi recolhido pelos Bombeiros Municipais de Santa Cruz, que o transportaram para a SPAD.
Entretanto, o JM contactou a PSP, que confirmou ter recebido uma chamada, por volta das 12h00, a dar conta do atropelamento. Segundo o comissário Adelino Pimenta, a Polícia foi ao local mas já não encontrou o condutor do veículo. No entanto, acrescentou que esta força de segurança sabe de quem se trata, pois as pessoas identificaram-no. O nosso interlocutor adiantou que o dono do animal não se apresentou, e que a Polícia «vai fazer o expediente».
O comissário Adelino Pimenta diz, no entanto, que a versão que foi apresentada à Polícia dá conta apenas da existência do atropelamento e não fala da alegada intenção.

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu