04/10/2009

Assinala-se hoje, 4 de Outubro o Dia Mundial do Animal!

O PPA na região organizou um pequeno passeio simbólico pela cidade do Funchal. Haverão algumas razões que o façam aderir à inciativa pelo que aqui ficam sete:

• Pelas 15.000 a 50.000 espécies, entre animais e plantas, que anualmente ficam extintas neste planeta. A taxa de extinção é hoje mil vezes mais elevada do que a de há 100 anos atrás!*


• Se não for pelos números então pelas imagens, escolhi 6 animais de que agora só restam fotografias. Estes animais entre muitos outros foram extintos devido à acção directa do homem, i.e. foram todos caçados até à extinção:

Rinoceronte preto Africano extinto em 2006

Golfinho Baiji extinto em 2006

Foca monje das Caraíbas extinta em 1952

Tigre Persa extinto em 1950

Tigre da Tasmania extinto em 1930


Quagga extinto em 1870


• Pode também querer aderir pelos milhares de animais que estão em vias de extinção, cerca de 100 espécies que já só existem em cativeiro. Desde o princípio do século passado há várias espécies de baleias consideradas extintas, a seguinte é uma "baleia cinzenta" e delas só há cerca de 120:


Pode ainda querer estar:

• Pelo amigo que havendo sempre incondicionalmente adorado a figura do que lhe fazia companhia e lhe dava comida, se viu abandonado longe de casa.


• Pelos touros que pelo seu instinto de investir no vermelho se veem espetados de ferros.


• Pela percepção de que o espectáculo de se tirar prazer do sofrimento de um animal, seja ele qual for, é como espetar o ferro da crueldade na consciência das pessoas.
e sim em última instância,

• Por nós seres humanos, ao se perceber que a nossa própria sobrevivência depende de uma convivência pacífica e sustentável com os restantes seres vivos do planeta, flora incluída.


Dia 4 de Outubro, no parque de Santa Catarina às 17:00.


* Dados recolhidos da oratória do 'Convention on Biological Diversity',
à quadragésima sétima reunião geral anual da comissão Canadiana para a UNESCO, Ottawa 16 de Março, 2007 texto completo em http://www.cbd.int/doc/speech/2007/sp-2007-03-16-unesco-en.pdf

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu