05/03/2009

Alemanha recebe Huskies abandonados


















Três associações alemãs uniram esforços com a SPAD para salvar sete Huskies
Data: 05-03-2009
Os olhos azuis, o pelo bonito e o porte de lobo, faz com que os Huskies sejam cães muito desejados pelos madeirenses. Porém, muitos acabam abandonados ou são entregues à Sociedade Protectora dos Animais Domésticos (SPAD).

Só no passado mês de Fevereiro, a instituição recebeu quatro Huskies e os números não surpreendem, porque há já algum tempo que é habitual haver no canil da SPAD, ou mesmo no canil municipal do Funchal, vários cães daquela raça ou outros que resultam de cruzamento com um Huskie.

Foi com o objectivo de salvar alguns destes animais que três associações alemãs ligadas ao bem-estar animal se juntaram no final do ano passado. A 'Anima - Hilfe für Tiere' (Ajuda para Animais), a 'Anima Madeira' que há já vários anos se dedica à esterilização de animais no Porto Santo, uniram esforços e criaram um plano de salvamento para sete Huskies que serão enviados pela SPAD para o centro de salvamento de cães polares alemão 'Nothilfe für Polarhunde'.

No Natal passado os dois primeiros Huskies viajaram do Funchal para Estugarda e no final de Janeiro, outros dois se seguiram. Na manhã de hoje, um quinto Huskie viajará para a Alemanha. Os dois primeiros cães a seguirem para a Alemanha foram adoptados quase de imediato. A esperança dos envolvidos é que todos os cães enviados encontrem donos e casas e que outras iniciativas do género possam aparecer para salvar animais de outras raças.

Apelo à esterilização dos animais

A veterinária Sofia Vasconcelos explica que os Huskies, além de ser uma raça adaptada aos climas frios (e que por isso pode entrar em 'sofrimento no clima mais quente da Madeira), são animais com instintos muito aguçados. "Tem muitas características dos lobos", refere.

Além disso, é um animal que precisa de muito exercício, por ter muita energia, e que tal como os lobos, uivam, o que os faz ser incómodos para algumas famílias.

Devido "ao carácter e ao temperamento", a raça está a se tornar um problema em termos dos abandonos. Sofia Vasconcelos diz que muitas pessoas têm um Huskie porque é um animal bonito, mas alguns acabam por abandoná-los porque não têm a energia e a disponibilidade para tratar do cão.

A veterinária diz por isso que, independentemente da raça do animal, a decisão de fazer criação nunca deve ser tomada de ânimo leve. E fazer uma criação responsável é ter já em mente quais os possíveis donos para as crias e se esses donos serão pessoas de confiança. Tendo ainda em conta as centenas de animais que são abandonados e entregues à SPAD todos os meses, a veterinária apela para que as pessoas apostem na esterilização dos seus cães e gatos.

In dnoticias.pt

Sem comentários:

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu