28/06/2012

Este fim de semana, a ANIMAD, SPAD e PATA estarão juntos numa campanha, nos Modelos/Continente da RAM, para angariar comida para os nossos amigos de 4 patas. Por favor contribua e divulgue.

26/06/2012

Piloto utiliza avião para salvar animais do corredor da morte


Em um dia de junho, Jeff Bennett voava em seu avião de quatro lugares da Flórida em direção a Greenville, no Alabama, EUA. Sua missão: salvar 23 cachorros do corredor da morte. 

Bennett, empresário aposentado de 53 anos, dedica seu tempo, combustível e avião ao Pilots n’ Paws (algo como “Pilotos e Patas”), uma instituição de caridade da Carolina do Sul que recruta pilotos de pequenos aviões para que transportem animais que estão em abrigos superlotados que promovem a política da eutanásia para lares temporários ou abrigos que, mesmo lotados, não os matam. 

Bennett, que está no ramo do transporte aéreo há mais de três anos, é um amante de cães. Ele é tutor de quatro, incluindo um que adotou depois de um voo. 

A maioria dos passageiros do avião apelidado de “Todas as espécies Airways” é formada por cachorros, alguns gatos e ocasionalmente até cobras e porcos. Mas este mês foi especial. Em Greenville, Bennett resgatou seu milésimo animal. 

“É um marco de referência”, disse ele. De acordo com Deborah Boies, presidente e fundadora da Pilots n’ Paws’, este é um número que poucos pilotos conseguem atingir. “Além de Jeff, temos apenas mais um piloto que conseguiu chegar. É um feito realmente único, ele é um dos mais dedicados pilotos que temos”, comentou. 
Os cães resgatados chegaram no instante em que Bennett aterrissou seu pequeno aeroporto. Haviam duas vans, lotadas de gaiolas. Alguns animais latiam, outros tremiam de medo, mas um pequeno exército de voluntários estava a postos para ajudar o piloto a transferir os cães nas caixas de transporte para o avião. 

“Se um dos cães se soltar, não o persigam, apenas chamem para que ele venha até você”, recomendou Rebecca Harshman, uma das voluntárias do Alabama que abriga cães e ajuda no deslocamento dos animais. 

Um por um, ela olha toda a papelada, fotografias e, em seguida, os cães são colocados dentro do avião. Bennett tirou dois dos quatro bancos para acomodar todos os animais, mesmo assim, um filhote de cachorro extra precisou ficar no colo de um repórter de volta para a Flórida. 
Assista ao vídeo de um dos resgates realizados (em inglês):

06/06/2012

Dicas para proteger os nossos patuscos

Animais alegram o ambiente de qualquer família e por isso devem ser cuidados como se fosse mais um membro da casa.
Algumas ações podem evitar problemas de saúde que futuramente poderão aparecer, além de evitar sofrimento e gastos maiores, caso surjam doenças mais graves. Confira as dicas abaixo.
 
1- Compre ração de boa qualidade

Por quê? Ração barata possui muitos conservantes e excesso de sódio. Essas substâncias podem gerar a produção de pedras nos rins.
Evita: Urolitíase, uma doença relacionada aos cálculos no trato urinário, que podem gerar cistite nas gêmeas e obstruir a uretra dos machos, gerando a insuficiência renal.
 
2- Controle as guloseimas

Por quê? Petiscos e comidas gordurosas ou com muito tempero devem ser evitados, já que engordam e podem afetar o fígado, responsável por filtrar os alimentos no organismo.
Evita: Obesidade e Lipidose hepática, uma doença que concentra gordura no fígado, geralmente atingem os gatos, levando à morte.
 
3- Sempre ter água fresca

Por quê? Beber muita água auxilia no trabalho dos rins, além de hidratar o corpo.
Evita: Insuficiência renal, doença que altera a capacidade de filtragem dos rins e passam a reter ureia e creatinina (compostos tóxicos) e a eliminar água, vitaminas e proteínas do corpo. Se a doença não for tratada com antecedência, pode gerar pressão alta, infecções na região urinária, úlceras e até mesmo levar à morte.
 
4- Vacinar todos os anos

Por quê? É uma forma de imunizar o seu animal e garantir sua saúde e a de seus donos.
Evita: Diversas doenças como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose, no caso dos cães; panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e clamidiose, nos gatos; e para cães e gatos a vacina antirrábica evita a raiva.
 
5- Vermifugar

Por quê? Animais que saem nas ruas podem se contaminar com germes, como por exemplo, a solitária.
Evita: infecção chamada Verminose, que afeta o intestino através dos parasitas que ali se instalam e provocam o retardamento do crescimento do animal, prejudicam a absorção de nutrientes, facilitam na perda de sangue e proteínas, e além de facilitarem o aparecimento de outras doenças.
 
6- Incentivar a prática de exercícios

Por quê? Animais que possuem sobrepeso podem ter problemas nas articulações.
Evita: Artrite, inflamação gerada pelo mau posicionamento da junta, afeta os movimentos e locomoção do bicho.
 
7- Castrar

Por quê? A esterilização antes do primeiro cio impede o aparecimento de infecções e tumores.
Evita: Piometria, uma espécie de infecção uterina causada por bactérias, que pode matar, além de câncer na mama ou próstata, a doença prejudica o funcionamento dos órgãos, e se for detectada por metástase (quando o câncer se espalha pelo corpo), a morte é inevitável.
 
8- Nunca medicar por conta própria

Por quê? O uso de remédios sem conhecimento para tal pode envenenar e até cegar o animal.
Evita: Intoxicação, provocada pela ingestão de substâncias tóxicas e catarata, opacidade nos olhos, que impede o contato da luz à retina, prejudicando a visão do animal.

Fonte: Primeira Edição

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu