22/12/2011

Britânicos se mobilizam para pagar cirurgia de cão cego

Casper nasceu cego e a deficiência impediu o cão da raça golden retriever de encontrar um lar. Levado para o abrigo de animais carentes Dogs Friends, em Bristol, na Inglaterra, o cachorro chamou a atenção de Sally Baker
Tocada pela história de Casper, que sofria por não poder brincar com outros cachorros, comer ou andar sozinho sem que atropelasse o que estivesse em seu caminho, a funcionária do local decidiu apelar para a população, a fim de dar nova vida ao filhote.
Ela produziu e distribuiu pela cidade cinco mil panfletos que contavam a trajetória de Casper. O objetivo era arrecadar o equivalente a R$ 5,8 mil para pagar uma cirurgia de catarata para o cão. Com a ajuda de milhares de pessoas, entre crianças que doaram os trocados que ganhavam dos pais para comprar doces e idosos, que dividiram com Casper parte de suas aposentadorias, Sally arrecadou três vezes mais do que a quantia necessária.
Após a iniciativa, os veterinários decidiram reduzir pela metade o preço cobrado pela cirurgia. Há poucos dias, Casper realizou a operação e já enxerga parcialmente. “Ele passou da escuridão total para uma vida de luz e felicidade”, disse um dos médicos ao jornal Daily Mail desta quarta-feira (21/12).

 
O restante do dinheiro arrecadado na campanha será utilizado na cirurgia de outros três cães da Dogs Friends.
Juliana Bacci

(Foto: Grosby Group)

01/12/2011

Cães libertados de laboratório nunca tinham visto luz do Sol!

Ao todo são 72 animais, da raça beagle, que foram libertados por uma associação norte-americana, de um laboratório espanhol que faliu 

Um grupo de 72 cães da raça beagle foi resgatado de um laboratório farmacêutico de Barcelona, em Espanha, que faliu. A maioria dos animais nunca tinha saído da jaula, nunca tinham tido contacto uns com os outros e nunca tinham visto a luz do Sol. A notícia é avançada pela BBC Brasil.

Um vídeo da organização norte-americana que os resgatou, a Educação dos Media para o Resgate de Animais (ARME, na sigla em inglês), publicado no YouTube, conta que os animais nunca tinham saído fora das portas do laboratório e não sabiam o que era relva. O vídeo mostra cães relutantes em sair das respectivas jaulas e com medo de pousar as patas na relva.  

Ao saber da falência do laboratório e da impossibilidade de os animais serem tratados com a mínima dignidade, a ARME organizou o «Projeto Liberdade para os Beagles». Shannon Keith, fundadora do projecto conta à BBC Brasil que viu as mensagens colocadas no Facebook por um funcionário do laboratório e por um activista espanhol que havia sido conctatado por ele. «Eles diziam que o laboratório iria fechar e que mataria os cães se ninguém se comprometesse a cuidar deles. Eu entrei em contato e disse: 'Nós nos comprometemos», contou.

O resgate aconteceu há cerca de uma semana, mas só esta quarta-feira 40 dos cachorros chegaram aos EUA. Sete cães foram adoptados em Espanha e desconhece-se o destino dos outros 25. «O laboratório deixou de se comunicar connosco desde que os beagles foram libertados, e não sabemos o que eles fizeram com uma parte (dos cachorros). Só recebemos 40», disse Keith.

Os animais, que têm entre quatro e sete anos. Testes veterinários entretanto realizados revelaram a presença de hormonas masculinas e toxinas.
 
http://www.tvi24.iol.pt/internacional/caes-beagles-espanha-laboratorio-barcelona-tvi24/1304427-4073.html 

Content Copyright ©2009-2011 - Powered by Xana Abreu